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    Proposta Nutricional

    Educação nutricional pode ser definida como uma variedade de experiências planejadas para facilitar a adoção voluntária de hábitos alimentares ou de qualquer comportamento relacionado à alimentação que conduza à saúde e ao bem estar. A educação nutricional em escolas é desenvolvida para que as crianças conheçam a importância de uma alimentação saudável de uma forma lúdica e criativa. A formação dos hábitos alimentares é um processo que se inicia desde o nascimento, com as práticas alimentares introduzidas nos primeiros anos de vida pelos pais, primeiros responsáveis pela formação destes hábitos. O período pré-escolar compreende crianças de 2 a 5 anos. Nesta fase inicia-se o vínculo entre as crianças e os alimentos, sendo ele o responsável pela formação dos hábitos alimentares. A criança em idade pré-escolar é considerada ‘formadora de opinião’, pois transmite aos pais e familiares seus novos conhecimentos, solicitando dos mesmos sempre uma atitude coerente àquilo que lhe foi ensinado. Também é um período decisivo em termos de formação de hábitos alimentares, que tendem a se solidificar na vida adulta. Por isso, é importante estimular o consumo de uma alimentação variada e equilibrada o mais precocemente possível.



    Objetivo Geral

    Desenvolver o conhecimento sobre alimentação e nutrição, por meio de atividades lúdicas que propiciem melhores escolhas alimentares e, consequentemente, uma alimentação saudável.



    Objetivos Específicos

    Desenvolver atitude favorável com relação a alimentos variados e nutritivos;

    Encorajar a experimentação de alimentos variados;

    Promover a associação entre alimentação e saúde;

    Desenvolver, promover e disseminar materiais e conteúdos de nutrição.



    Conteúdo

    Cardápio: elaboração de cardápio mensal proporcionando maior variedade de alimentos e alternativas alimentares saudáveis na hora do lanche.

    Fantoches: Objetivo – explicar a importância da ingestão dos alimentos apresentados na forma de fantoches, enfatizando o aproveitamento integral dos mesmos.

    Pirâmide Alimentar: Objetivo – apresentar para os alunos a pirâmide alimentar quanto a sua divisão, porção e grupo, demonstrando a diferença e a importância de cada um dos seus componentes.

    Conhecendo os alimentos (apresentação dos alimentos in natura): Objetivo – apresentar aos alunos algumas frutas, legumes e verduras in natura, demonstrando sua importância para a saúde, por serem fonte de vitaminas, minerais e fibras, visando desta forma conscientizá-los quanto à importância da ingestão diária.

    Brincando com os alimentos: Objetivo – proporcionar um maior contato dos alunos com os alimentos, utilizando desenhos de alimentos impressos para que os alunos pintem de acordo com as cores correspondentes, facilitando o reconhecimento destes.

    Alimentos de consumo moderado: Objetivo – verificar se os alunos sabem diferenciar os alimentos que devem ser consumidos com moderação.

    Atividades para a verificação de hábitos alimentares: Objetivo – conhecer as preferências e as aversões alimentares dos alunos através de atividades lúdicas, para poder melhor direcionar as outras atividades.

    Aulas práticas: Objetivo – apresentar para as crianças receitas saudáveis e gostosas e demonstrar o seu preparo, além de explicar os benefícios dos ingredientes utilizados.

    OBSERVAÇÃO: as atividades serão desenvolvidas de acordo com cada faixa etária.

    Duração das aulas quinzenais

    Maternal baby: 15 minutos

    Maternal I: 15 minutos

    Maternal II: 30 minutos

    Infantil I: 30 minutos

    Infantil II: 30 minutos